Zimbro Torrado

Zimbro é o nome popular do arbusto Juniperus communis, vegetal facilmente encontrado na Europa, sobretudo em algumas regiões da Noruega, seu país de origem. Há registros da presença desse botânico também na Holanda, Rússia, alguns países da Ásia e América do Norte. Esta natureza de intercâmbio geográfico faz com que o zimbro também seja conhecido também como fruto de genebra, genebreiro, junipo, junípero e zimbrão.

A planta produz frutos arredondados que se assemelham à uva. Mas as sementes são as verdadeiras responsáveis por fazer com que a gastronomia e a destilaria recorram tanto a este vegetal. Devido ao sabor marcante, o zimbro é utilizado como tempero em diversos pratos. O óleo retirado das sementes é usado na produção do gin, dando à bebida o aroma e sabor tão característicos.

Embora a 'fama' do zimbro seja relativamente recente, engana-se quem pensa que ele é um botânico do século XX. Sua história remonta ao século XVII e está relacionada aos experimentos do médico e professor Francisco de la Boie, mais conhecido como Sylvius. Por volta de 1650, ele pesquisava uma fórmula medicinal para resolver problemas relacionados ao sistema urinário. A intenção de Sylvius  era desenvolver um diurético eficaz para algumas doenças nos rins. Em uma de suas fórmulas, ele adicionou o zimbro ao destilado de cereais. E foi aí que nasceu o primeiro gin (bingo!). O que ele não esperava é que, dali por diante, seu remédio seria tão bem aceito por conta do sabor único e marcante e marcaria para sempre o universo das bebidas.

Na receita de YVY TERRA, o zimbro surge de maneira inédita em uma receita de gin: torrado, submetido a uma torra média nos moldes da que se faz com o café, trazendo marcante referência de sabor e aroma do Cerrado brasileiro. 

Zimbro

Zimbro

Gin YVY Terra

Gin YVY Terra