Puxuri

O puxuri -  Licaria puchury-major (Mart.) Kosterm - é uma planta brasileira da família Lauraceae, que se distribui nas regiões do médio e baixo Amazonas. Foi coletada pela primeira vez na década de 1820 por Carl Friedrich Phillip von Martius, naturalista alemão que visitou diversas regiões brasileiras, sobretudo a Amazônia.

O puxurizeiro é uma árvore de porte elevado. O córtex é muito aromático e com ramos lisos. As folhas são intercaladas, em formato de elipse e com flores em cachos. Os frutos são simples, carnosos e em formato de ovo.

A espécie é bastante comum no município de Borba (AM), onde a população local desenvolveu ao longo do tempo conhecimentos empíricos sobre as propriedades terapêuticas da planta. Os nativos desta cidade costumam tomar o chá da semente ralada na língua do pirarucu (peixe) para tratar males do estômago. Também consomem o chá da planta como bebida, em substituição ao café. Além disso, outras partes do puxurizeiro (como os cotilédones e a casca) são usadas no tratamento de várias outras doenças.

O óleo essencial do puxuri é um líquido amarelo claro, cujo odor assemelha-se ao eucalipto e à noz-moscada e, por isso, muito usado na indústria de perfumaria. Já  o sabor é aromático e levemente adstringente, o que o tornou um elemento frequentemente utilizado na gastronomia de uns anos para cá, sobretudo ralado ou infusionado. Lembra o cardamomo e a noz-moscada, mas com sabor mais mentolado. Para o chef Felipe Schaedler, um dos principais representantes da culinária amazônica contemporânea, “a natureza juntou cravo, canela e anis-estrelado em um só ingrediente”. Com todos estes atributos de aroma e sabor, o puxuri é também um dos 19 ingredientes que compõem a receita do nosso Gin TERRA.