Priprioca

A priprioca é uma planta aromática originária da Amazônia (principalmente do Pará) da família das Cyperaceae e tem como nome científico Cyperus articulatus L. É uma espécie de capim alto com flores bem pequenas. Os talos produzem uma raiz em forma de tubérculos que, quando cortados, exalam um perfume fresco, amadeirado e picante. Tradicionalmente, sempre foi muito usada em banhos de cheiro e na fabricação de colônias artesanais da região. Não à toa seu aroma, quando combinado ao de outras plantas, é popularmente conhecido como o 'cheiro do Pará'. 

O nome priprioca tem origem no tupi-guarani e deriva de uma lenda do povo Aruaca. Piripiri era um guerreiro bonito e forte que exalava um cheiro irresistível e misterioso. Todas as índias eram encantadas por ele. Entretanto, sempre que uma delas tentava chegar perto, o guerreiro se tornava fumaça. Seguindo o conselho do pajé da tribo, as índias amarraram Piripiri com os próprios cabelos. Foi inútil, pois na manhã seguinte o índio havia desaparecido para sempre. No local, surgiu uma planta que exalava o mesmo cheiro de Piripiri. A planta recebeu o nome do índio por ter se tornado a sua morada: Piripiri-oca, ou seja, 'a casa de Piripiri', que ao longo do tempo se contraiu em priprioca.


A fama internacional da priprioca veio pelas mãos do chef Alex Atala, que empreendeu uma extensa pesquisa sobre a raiz amazônica, cujo uso até então era restrito à indústria cosmética. O trabalho pioneiro de Atala resultou na aplicação da priprioca na culinária e na valorização das comunidades que a produzem. A raiz é usada de maneira similar à baunilha, mas com outras nuances de sabor, leves notas de terra e odor entre ervas secas e madeiras que remete ao patchouli. A priprioca é um dos 19 ingredientes que compõem a receita do nosso Gin TERRA.

Receita com priprioca no D.O.M

Receita com priprioca no D.O.M

Gin YVY Terra

Gin YVY Terra