Flor de Hibisco

 

Hibisco é o nome utilizado para se referir a aproximadamente trezentas espécies, que têm em comum um estilo de flor bastante colorido, chamativo e reconhecido por sua beleza. Mas aqui, nesse site-alambique, estamos interessados em uma variedade em especial, que é a Hibiscus sabdariffa, que é utilizada para fazer chás, infusões ou como ingrediente especial dos nossos drinks. 

 

E já podemos garantir: tudo o que essa flor tem de bonita, ela tem de surpreendente para a coquetelaria. Descobrir os segredos e os potenciais da Flor de Hibisco foi uma experiência marcante em nossa jornada. Para começar, precisamos contar que o chá de Hibisco é extraído do cálice da flor, que envolve o fruto. Isso explica a sua cor intensa e inconfundível, esse vermelho bordô que enche os olhos e que faz com que a gente queira experimentar imediatamente qualquer drink que utilize a Flor de Hibisco. 

 

E aí, o sabor ácido em equilíbrio com o aroma adocicado fazem uma festa no paladar. A combinação é inesquecível e vai muito bem em drinks refrescantes e com muita personalidade. E tem muita gente usando a Flor de Hibisco em outras receitas que vão muito além da coquetelaria. Além do chá, que é bem tradicional, já soubemos de quem experimentou no arroz, já fez geleia, utilizou as sementes para fazer farofa e as flores secas na salada. Em comum, o sabor surpreendente e marcante. E a vontade de repetir! 

 

O Hibisco, originário da África Oriental, é uma planta arbustiva vistosa e colorida. Ela enfeita as mais diversas paisagens por todo o Brasil e, para a nossa sorte, enfeita também os nossos drinks mais queridos. Já experimentou?

G&T com Flor de Hibisco

G&T com Flor de Hibisco

Bitter a base de Flor de Hibisco, feito no Herbário YVY.

Bitter a base de Flor de Hibisco, feito no Herbário YVY.