Utensílios Básicos na Coquetelaria

 

A gente sabe que todo mixologista tem os seus segredos e que todo drink inesquecível precisa de bebidas maravilhosas, ingredientes de qualidade, uma receita de responsa e um pouquinho de prática. 

 

O que quase todo mundo esquece de falar é da importância dos utensílios de apoio na coquetelaria. Mas como a YVY não é todo mundo, já estamos aqui prontos para te dar todas as informações sobre os acessórios que não podem faltar no seu bar. Vem ver!

 

Dosador

 

O dosador é um utensílio indispensável para a elaboração perfeita de drinks, com a dose certa de cada bebida. Aqui, precisamos lembrar que a coquetelaria sempre teve influência da alquimia e mesmo da medicina e os primeiros coquetéis foram criados a partir da mistura de ervas medicinais, com objetivos curativos. E aí, era fundamental que os preparos fossem realizados com dosagens precisas, sem margem de erro.

 

A preocupação com a dose exata é uma herança que os mixologistas carregam até hoje e um bom dosador é uma mão na roda. Escolha o seu modelo favorito e fique de olho nas marquinhas!

 

Colher bailarina

 

Um utensílio com esse nome tão lindo só podia mesmo ter uma função especial. A colher bailarina não pode faltar no kit básico de um mixologista. Sua haste alongada permite misturar os ingredientes de um drink nos mais variados tipos de copo. 

 

E na outra ponta da colher, há sempre um outro instrumento muito útil. São três os modelos principais: muddler, garfo ou bola. O muddler, que é o mais comum, é uma chapa de metal redonda, utilizada para dissolver grãos e macerar folhas. A opção com garfo permite espetar frutas e outros ingredientes macios, enquanto a bola de metal é usada para misturar o drink - nem sempre é possível utilizar o lado da colher em um copo cheio de gelo e, nesses casos, a extremidade com a bola é quem consegue!

 

Strainer 

 

O Strainer nada mais é que um coador de bebidas. Ele serve para separar o gelo e outros ingredientes sólidos do drink, momentos antes de ser servido no copo. É especialmente útil para drinks servidos na clássica taça Martini, que não recebem gelo mas que, muitas vezes, são servidos gelados. 

 

Um bom strainer deve se encaixar perfeitamente na sua coqueteleira, evitando desperdício e bagunça. 

 

Coador Julep

 

Outro tipo de coador importante para um mixologista é o Julep. Eles possuem aba larga que se encaixa perfeitamente no mixing glass, o que faz com que sejam uma ótima opção para drinks mexidos. 

 

Ele é a escolha perfeita para coquetéis volumosos e aveludados, e fazem muito bonito quando bem utilizados!

 

Mixing Glass

 

O Mixing Glass é um copo de vidro decorado, utilizado para a elaboração de coquetéis no método mexido. É o recipiente ideal para drinks como o Dry Martini e o Cosmopolitan, que são misturas simples de líquidos com densidade semelhante.

 

O formato, o tamanho e o fato de ser feito de vidro fazem com que o Mixing Glass mantenha a baixa temperatura da mistura, evitando que o gelo derreta e atrapalhe a receita. 

 

Faca

 

Essa não falta no kit de um mixologista de respeito. Uma faca afiada é fundamental para dar velocidade ao processo, sendo utilizada no corte de frutas e outros ingredientes. Não são poucos os profissionais (e amadores apreciadores de um bom drink) que têm sua faca de estimação - aquela com que já se acostumou com o manuseio e que é a companheira fiel na elaboração dos drinkinhos. 

 

Dosador

Dosador

Colher bailarina

Colher bailarina

Coador Julep

Coador Julep

Mixing Glass

Mixing Glass

Coqueteleira

Coqueteleira